Além de bebidas refrescantes e outros aconchegos para o corpo, as esplanadas tomarenses têm desde ontem uma nova oferta para o espírito, constituída por pequenas bibliotecas com algumas das obras fundamentais da Literatura Portuguesa (também em traduções para inglês, francês e espanhol) bem como livros para crianças e adultos sobre Tomar e a sua História.
 
O projeto “Estás a Ler?”, uma iniciativa do Município de Tomar e do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, com a colaboração do comércio local, foi ontem apresentado no emblemático café Paraíso, um dos centenários cafés nacionais, que acolherá, numa primeira fase, uma das cinco bibliotecas. Além deste local, haverá livros no Estrelas de Tomar (também na Corredoura), no Iguarias do Convento (Rua Silva Magalhães), no Santa Iria (Rua Marquês de Pombal) e no Orquestra de Sabores (na zona desportiva, junto ao parque infantil).
 
Os utentes dos cafés e esplanadas são convidados a usufruir livremente deste serviço, podendo ir buscar o livro que desejarem, utilizar eventualmente um marcador personalizável para continuarem a leitura noutro momento e devolverem o livro à estante, numa prática que apela também ao civismo na partilha de bens culturais, além de ter como objectivo promover hábitos de leitura na comunidade.
 
A apresentação da iniciativa, que contou com as presenças da presidente e vice-presidente da Câmara, do presidente da Assembleia Municipal e de representantes do Agrupamento de Escolas, encheu o café Paraíso, uma vez que foram muitos os alunos que participaram na criação de desenhos originais utilizados para a decoração das estantes e para os marcadores de livros idealizados para o efeito, inspirados na temática dos Tabuleiros.
 
A ideia é que, no futuro, se possa ampliar a oferta de bibliotecas nas esplanadas e de livros disponibilizados nas mesmas.