O Fanfarrão é um festival de fanfarras que resulta da parceria e partilha de vontades entre a Drama & Beiço – Associação Cultural, Canto Firme de Tomar – Associação de Cultura e a Câmara Municipal de Tomar, tendo em vista o enriquecimento musical e cultural da Cidade de Tomar. A primeira edição deste festival de verão irá decorrer de 17 a 19 de agosto 2017 e pretende-se dar-lhe continuidade bienal.
 
Este festival tem como principal objectivo a valorização da criatividade musical assente em formações tipicamente classificadas de fanfarras. Estas formações têm crescido em número, qualidade e variedade nos últimos anos, abraçando uma multiplicidade de estilos musicais que vão do jazz tradicional à sua fusão com a electrónica, passando naturalmente pela forte influência de projectos internacionais com origem nos Balcãs, entre muitos outros. Pretende-se oferecer à região de Tomar um contacto directo com os projectos portugueses desta área musical, num evento dinâmico e diferenciador, pautado pelas típicas animações de rua e proporcionando também espectáculos de palco.
 
Tendo em conta que a performance das fanfarras é essencialmente uma atividade musical de rua muito próxima do público, o festival decorrerá nas ruas, praças e pracetas da cidade de Tomar, com especial ênfase na zona histórica. Assim sendo, o festival dividir-se-á em dois tipos de espaços: animações de rua, que irão percorrer as ruas Marquês de Pombal, Serpa Pinto e Silva Magalhães; e os concertos noturnos na Praça da República, espaço conferem um ambiente único de convívio que se coaduna com os concertos de palco das fanfarras, performances algo distintas das animações de rua e que permitem conhecer o lado mais criativo dos projectos artísticos.
 
 
O cartaz apresenta 8 fanfarras portuguesas neste, todas com projectos próprios e distintos, diferenciando-se entre si nos estilos musicais, na instrumentação, na sonoridade, mas com algo muito em comum: música de elevada qualidade! A fanfarra anfitriã é a Drama&Beiço e irá abrir o festival e as convidadas são: AhKorda, Funk You Brass Band, FarraTuga, Sevendixie, Original Bandalheira, Fárróbódó e Fanfarra Káustika. A presença destas bandas nas ruas da cidade tomarense vai assistir a um desfile de jovialidade, alegria, diversão, dança e boa música. Com elas, os tomarenses vão com certeza andar em grandes fanfarradas!
 
 
Programa:
 
Dia 17 – Palco Praça da República 22h00 – Drama&Beiço 23h30 – FunkYou BB Dia 18 – Ruas da cidade 17h30 – FarraTuga
 
 
Dia 18 – Palco Praça da República 22h00 – Sevendixie 23h30 – Original Bandalheira
 
 
Dia 19 – Ruas da cidade 17h30 – Fárróbódó | Fanfarra Káustika Dia 19 – Palco Praça da República 19h00 – AhKorda 22h00 – Fárróbódó 23h30 – Fanfarra Káustika